terça-feira, 24 de novembro de 2009

A INFÂNCIA DE CAMILO




Camilo VenÂncio de Oliveira nasceu a 23 de Julho de 1924, em Buarcos Figueira da Foz. Bisneto, neto e filho de actores e empresários, nasceu no camarote da direcção do Teatro Grupo Caras Direitas, cujo actual ainda conserva na porta, do então camarote uma placa com as seguintes palavras "Aqui nasceu o actor Camilo de Oliveira". Depois de ter dado os primeiros passos, como actor, na companhia "Rentini", pertencendo á sua familia, um teatro desmontável com capacidade para 1200 pessoas.

"O meu bisavÔ, avÔ e o meu pai eram actores e empresários e na altura em que eu nasci estavam a representar Inês de Castro, o meu pai fazia de D. Pedro e a minha mãe de Inês de Castro, já com uma barriga enorme e acontece que vem a hora do parto, e ela começa aos gritos, e então levaram-na para o camarote da direcção que era o único lugar que tinha comodidade onde havia um sofá e foi ali onde nasci. Nasci em Buarcos e baptizei-me na Figueira da Foz."

Camilo de Oliveira confessa ter sido uma criança traquina, diz ter vivido a infãncia com o diabo no corpo. Nas aulas levava tareia dos colegas, mas no recreio era ele que lhes batia.

"Era o mais irrequieto que se possa imaginar, parecia que tinha o diabo no corpo, nas aulas, os meus colegas costumavam bater-me, mas no recreio era eu quem lhes batia. Os meus pais não me costumavam bater muito, puxavam-me as orelhas e castigavam-me de outras maneiras...se eu fizesse asneiras, como o meu maior prazer era comprar rebuçados, não me deixavam."

Foi também durante a infãncia que descobriu que queria ser actor e que teve as suas primeiras experiÊncias, algumas até engraçadas.

"Sim já brincava... um pouco a sério. Como toda a gente sabe o meu pai tinha uma companhia e eu já participava nos espectáculos. O meu primeiro cachet foi de cinco escudos, por fazer uma pequena intervenção numa peça, quase que entrava mudo e saía calado."

Quanto aos seus brinquedos de criança diz que nunca teve brinquedos, brincava com os brinquedos dos outros.

"Nunca tive brinquedos. Brincava com as coisas dos outros. Gostava de jogar ao pião e ao berlinde, sempre gosteide brincar com os rapazes mais velhos do que eu. Aos sete anos só brincava com rapazes de dezasseis ou dezassete anos."

CONTINUA

Sem comentários: